sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Música de qualidade para os pequenos


Imagem do projeto Pequenos Brilhantes de Jair de Oliveira
Jair de Oliveira, Adriana Calcanhoto, Pato Fu, Arnaldo Antunes com Edgar Scandurra, o quem têm em comum entre esses artistas nas suas produções musicais, além da qualidade dos seus trabalhos?
            Ambos buscaram inspiração e/ou uma pesquisa para compor uma obra musical que contemplasse o maravilhoso e fértil tema do universo infantil. É claro que eles são os únicos músicos nacionais na atualidade que trabalharam  com essa temática, mas o que os diferenciam dos demais são o engenho e a  arte dedicados na composição dos trabalhos voltados para a crianças dentro do mesmo nível de qualidade das suas composições para o público adulto.
             Vários outros interpretes e/ou compositores fizeram pelo menos uma canção que utilizasse o universo infantil ou fosse direcionado para esse público com respeitável qualidade; para lembrar alguns: “Aquarela” de Toquinho, “Peixuxa” de Raul Seixas, “Piruetas” de Chico Buarque, “Tia Nastácia” de Dorival Caymmi, “Lindo Balão Azul” de Guilherme Arantes, “A cuca te pega” de Geraldo Casé e Dori Caymmi na voz de Cássia Eller...
            O que vale destacar dessas obras musicais é o seu conteúdo que não subestimam a capacidade intelectiva dos pequenos, não vacila em lugares comuns ou em meras repetições sonoras, tampouco em conteúdos doutrinários ou pseudo-educativos, mas que contempla a criatividade, ludicidade, poesia, e qualidade musical.
            Nos trabalhos de Adriana Partimpim, Jairzinho, Pato Fu, Arnaldo Antunes e Sacandurra, a criança (e o adulto também) mergulha num jogo instigante de imagens e reflexões que compõem seu universo por meio das letras, dos ritmos e das melodias.
            Não traço críticas, com isso, as clássicas músicas infantis que abarcam as cantigas de rodas ou as que acompanham, dão ritmos ou complementam as historinhas ou jogos infantis, que nos divertiram, ensinaram e estão marcadas em nossa memória por serem músicas inolvidáveis e portentoso legado cultural. Trago aqui uma lista de alguns cantores da nossa contemporaneidade que estão preocupados com a formação e qualidade musical das nossas crianças.
            Adriana Calcanhoto assume no Cd Adriana Partimpim sua persona infantil e agrada aos pequenos e adultos com sua voz doce, afinada, suave e encantadora. O que se destaca nesse seu trabalho de acordo com Augusto de Campos, na apresentação do site do cd de Partimpim: “é a inquietação artística com que consegue mostrar-se ao mesmo tempo comunicativa e sofisticada”, porque ela consegue trazer ao público infantil um percurso intertextual com a literatura clássica e popular, com a ciência, com a pintura, com as artes em geral. Esse trabalho redeu também um DVD, no qual a cantora, compositora e instrumentista mostra sua performance artística completa no palco, além de um outro Cd volume 2.  
            O cantor Jair de Oliveira, o Jairzinho, lançou um projeto infantil que contemplou um CD e um livro intitulado: Grandes Pequeninos (2010). O cantor convidou para participar da sua obra amigos que também tinham filhos pequenos, como Maria Paula, Seu Jorge, Pedro Mariano e Wilson Simoninha, João Suplicy, além dos seus familiares Jair Rodrigues (pai) e Luciana Mello (irmã) Tânia Khalill(esposa). Importante lembrar que ele gravou todos os instrumentos para as composições de sua autoria.
O músico Jair Oliveira utilizou como inspiração para suas canções a hora do banho, o passeio com os avôs, a mamada, o choro de sua pequena filha Isabela... Enfim, situações do cotidiano de um bebê se transformaram em música nas letras e melodias criada pelo compositor papai. Esse projeto infantil rendeu também uma versão para os palcos em forma de uma peça musical.
Já a Banda mineira Pato Fu, inova na sua produção artística com um álbum gravado apenas com instrumentos de brinquedos infantis. O álbum: Música de brinquedo (2010) traz releituras de canções clássicas do repertório nacional e internacional recriadas em sons e melodias que remontam ao universo infantil. E para completar o clima de diversão os filhos dos músicos fizeram os backing vocals de forma bem natural.
A proposta lembra o projeto Pequeno Cidadão (2009), de Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra junto com os músicos Antonio Pinto e Taciana Barros, com a participação dos filhos dos quatro artistas. As canções: “são inspiradas nos nossos filhos, na nossa experiência como pais e também nas nossas lembranças de infância”, diz o texto de apresentação no site do projeto, que contemplou também um DVD de animação com todas as músicas e mais alguns extras, além do livro "A fantástica viagem do pequeno cidadão", com texto da Januária Alves e Ilustrações do Jimmy Leroy. O trabalho além de possuir boas músicas, apresenta uma grande carga poética, que encanta pela beleza e criatividade. Veja umas das canções:

Tais composições desses renomados artistas nacionais apontam para uma preocupação na qualidade musical das novas gerações, dentro de uma perspectiva de reação as composições que subestimam o mundo infantil ou que apelam para o vulgar. O músico John, do grupo mineiro Pato Fu resume: “É a nossa geração se manifestando. Por sermos pais, consumimos muita música infantil, mas é aquela coisa cor de rosa e infantilóide. Por isso queremos fazer a nossa versão”, explica ele em entrevista ao G1.
Joelson Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário