quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Quarto de Despejo: diário de uma favelada - Carolina Maria de Jesus

Abdias do Nascimento, em Genocídio do povo negro no Brasil, aborda como o racismo genocida em diversos sentidos a população preta no país.  Em Quarto de despejo encontramos fotografada essa realidade por meio de uma voz crítica, humana e lírica diante de um universo intercruzado por estruturas opressoras contra a figura de uma mulher negra, leitora, escritora, catadora, mãe solteira...

Carolina Maria de Jesus ao descrever o cotidiano da favela do Canindé (São Paulo), no seu diário, revela-se uma escritora consciente da sua função e do poder da sua escrita. Para Carolina, escrever também é uma forma de sobreviver naquelas incertezas da luta diária contra a fome e de resistir em face ao abando do Estado.

O livro Quarto de Despejo não se limita a contagem de dias e registros vividos pela escritora ─ como nos tradicionais diários─, nele encontramos uma experiência estética delineada por suas afrovivências e pelos seus itinerários de catadora na busca de papéis avulsos, onde entre seus achados (revistas, livros, cadernos e jornais) alimentava a alma de escritora e levava comida para casa.

Publicado em agosto de 1960, foi traduzido para vários idiomas, rendeu fama para escritora e foi um sucesso de vendas na época. No entanto, Carolina Maria de Jesus não é conhecida por muitos brasileiros e ainda não está na lista de escritoras de vários compêndios literários que circulam em nossas escolas por questões estruturais da nossa sociedade que historicamente segue invisibilizando muitas de nossas produções.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário